ACESSO E O INGRESSO DOS NEGROS NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO, ESTUDO DO CASO: UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR (PPGD/UCSAL)
Iaia Djassi, Venandra Ferreira Murici, Tagore Trajano De Almeida Silva
Esta pesquisa aborda-se sobre a trajetória percorrida pela população negra, no Brasil, na reivindicação dos seus direitos de terem acesso e bem como ingressar nas instituições do ensino brasileiro. O trabalho é resultado dos conteúdos ministrados no etnojus que foi promovido pelo Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Católica do Salvador. As lutas da população negra, para terem acesso e ingressar no ensino, foram intensificadas a partir de ano 2000, os debates de diferentes franjas da sociedade consubstanciam numa vitória que resultou na instituição da Lei de cotas, Lei 12.711/2012, sancionada pelo então Presidente Dilma Rousseff. As políticas afirmativas estão sendo adotas em diferentes formas nas instituições do ensino e a Universidade Católica do Salvador, na comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra, promoveu novo curso intitulado de etnojus para além de ser mais avançado na implementação dessas políticas. Porém, as políticas afirmativas, devem ser estendidas em outras áreas da vida social.
EtnojusPopulação negraCotasPolíticas afirmativasPPGD/UCSAL
ACCESS AND ADMISSION OF BLACKS IN BRAZILIAN HIGHER EDUCATION, CASE STUDY: CATHOLIC UNIVERSITY OF SALVADOR (PPGD/UCSAL)
Iaia Djassi, Venandra Ferreira Murici, Tagore Trajano De Almeida Silva
This research addresses the trajectory taken by the black population in Brazil, in the claim of their rights to have access to and as well as to enter Brazilian educational institutions. The work is the result of the contents taught in the ethnojus that was promoted by the Graduate Program in Law of the Catholic University of Salvador. The struggles of the black population, to have access to and enter education, were KEYWORDS: Ethnojus. Black population. Quotas. Affirmative action policies Intensified from the year 2000 onwards, the debates of different fringes of society resulted in a victory that resulted in the institution of the Quota Law, Law 12.711/2012, sanctioned by the then President Dilma Rousseff. Affirmative action policies are being adopted in different forms in educational institutions and the Catholic University of Salvador, in the commemoration of the National Day of Black Consciousness, promoted a new course entitled ethnojus in addition to being more advanced in the implementation of these policies. However, affirmative action policies should be extended to other areas of social life.
EthnojusBlack populationQuotasAffirmative action policiesPPGD/UCSal