XXVI ENCONTRO NACIONAL DO CONPEDI BRASÍLIA – DF

TEORIA CONSTITUCIONAL

A publicação “Teoria Constitucional” é resultado da prévia seleção de artigos e do vigoroso debate ocorrido no grupo de trabalho homônimo, no dia 21 de julho de 2017, por ocasião do XXVI ENCONTRO NACIONAL DO CONSELHO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO – CONPEDI, realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB entre os dias 19 e 21 de julho de 2017.

No XXVI ENCONTRO NACIONAL DO CONPEDI Brasília, o GT Teoria Constitucional I apresentou os seus trabalhos juntamente com o GT Teorias da Democracia e Direitos Políticos sob a coordenação dos Professores Doutores Armando Albuquerque de Oliveira (UNIPÊ/UFPB), José Filomeno de Moraes Filho (UNIFOR) e Rubens Beçak (USP).

O GT vem se consolidando no estudo e na discussão dos diversos problemas que envolvem a sua temática. Assim, questões relevantes, a exemplo da “influência da Corte Europeia de Direitos Humanos sobre as decisões do Supremo Tribunal Federal”, entre outras, constituem a presente publicação.

Dessa forma, a publicação apresenta algumas reflexões acerca de alternativas e proposições teóricas que visam ao debate e o aperfeiçoamento das constituições. Assim, os trabalhos aqui publicados, contribuíram de forma relevante para que o GT Teoria Constitucional I permaneça na incessante busca dos seus objetivos, qual seja, levar à comunidade acadêmica e à sociedade uma contribuição acerca da sua temática.

Desejamos a todos uma boa leitura.

Prof. Dr. Armando Albuquerque de Oliveira - UNIPÊ/UFPB

Prof. Dr. José Filomeno de Moraes Filho – UNIFOR

Prof. Dr. Rubens Beçak – USP

ISBN: 978-85-5505-416-7