I Congresso de Direito do Vetor Norte

Influência das redes sociais na eleição municipal de Belo Horizonte de 2016

Thailon Ribeiro Oliveira, João Paulo Correa Valadares Raposo, Luciana Cristina de Souza

A utilização feita pelos políticos das mídias sociais, pode influenciar diretamente no voto dos eleitores. Muitos deles buscam outros meios de difusão de informação para atingir o eleitorado, além da rádio e TV, gerando maior visibilidade no cenário político, a exemplo disso, a utilização de marketing digital. Esse meio de comunicação virtual possibilita o crescimento da chamada Democracia Participativa, onde, alcança - se um número maior de pessoas, gerando o interesse do indivíduo para atuação nas atividades públicas. Este trabalho tem como objetivo analisar como tais informações compartilhadas influenciaram o eleitorado.

Palavras-chaves: Rede SocialEleiçõesBelo Horizonte


Influence of social networks in the 2016 municipal election of Belo Horizonte

Thailon Ribeiro Oliveira, João Paulo Correa Valadares Raposo, Luciana Cristina de Souza

The use made by politicians of social media, can directly influence the voters vote. Many of them seek other means of diffusion of information to reach the electorate, besides the radio and TV, generating greater visibility in the political scenario, for example, the use of digital marketing. This means of virtual communication makes possible the growth of the so - called Participative Democracy, in which a greater number of people are reached, generating the individual 's interest in acting in public activities. This paper aims to analyze how such shared information influenced the electorate.

Keywords: Social NetworkingElectionsBelo Horizonte