I Congresso de Direito do Vetor Norte

Da prática de atos processuais fora do expediente – O recente entendimento do TCU e algumas Considerações sobre o art. 213 do CPC em relação ao Pregão na forma eletrônica.

Paulo Bernardes Honório de Mendonça

Mais que uma questão adjetiva, o Processo Civil regula a forma de atuação da vontade concreta do Direto Material, concretizando-se, na lição do Professor Humberto Theodoro Junior um “instrumento do Estado”. Perceber o funcionamento do Estado para alcance de direitos é dever também do Gestor Público evitando operar de maneira extremamente formalista com sacrifício da questão da Justiça.

Processo CivilDireito AdministrativoPrazosAtos ProcessuaisForma Eletrônica


De la práctica de hechos fuera del plazo - El reciente entendimiento del Tribunal de Cuentas y algunas Consideraciones del artículo 213 del CPC y las compras públicas electrónicas.

Paulo Bernardes Honório de Mendonça

Más que una cuestión adjetiva, el Proceso Civil regula la forma de actuación de la voluntad concreta del Derecho Material, concretizándose, en la lección del Profesor Humberto Theodoro Junior un "instrumento del Estado". Percibir el funcionamiento del Estado para el alcance de los derechos es deber también de la Gestión Pública evitando operar de manera extremadamente formalista con sacrificio de la cuestión de la Justicia.

Proceso CivilDerecho AdministrativoPrazosHechos ProcesalesTecnologia