XXVI CONGRESSO NACIONAL DO CONPEDI SÃO LUÍS – MA

DIREITO, ARTE E LITERATURA

Os trabalhos apresentados no “Direito Arte e Literatura”, no XXVII Encontro Nacional do CONPEDI, em São Luis do Maranhão - MA, destaca-se por apresentar um grupo de trabalho de grande representatividade nos eventos do CONPEDI. Tal observação decorre do fato de que este grupo proporciona aos articulistas e leitores a contribuição e a consolidação de pesquisas interdisciplinares no Brasil, especialmente os estudos ligados ao movimento denominado Law and Humanities, que abarca Direito e Literatura, Direito e Arte, Direito e Cinema, Direito e Música etc.

Esse importante espaço acadêmico possibilita a divulgação e a troca de pesquisas que adotam a perspectiva teórica e a relação possível entre Direito, Arte e Literatura . Dessa forma, serão aqui expostos os trabalhos apresentados no XXVII Encontro Nacional do CONPEDI, em São Luis do Maranhão – MA. A qualidade das pesquisas apresentadas atesta a profundidade das teorias apresentadas e demonstra atualidade, para a reflexão jurídica em tempos de retirada de Direitos.

Assim os trabalhos apresentados no GT Direito, Arte e Literatura intitulados: UMA PROVA DE AMOR: BREVE ANÁLISE À LUZ DO BIODIREITO de Juliana Carvalho Pavão e Rita de Cassia Resquetti Tarifa Espolador, A SOLIDÃO DA ERA VIRTUAL E O APRISIONAMENTO HEDONISTA PROPORCIONADO PELA TECNOLOGIA: UMA ANÁLISE DO FILME HER dos articulistas Loiane da Ponte Souza Prado Verbicaro e Ricardo Araujo Dib Taxi, HAMLET E O PODER de autoria de Analice Franco Gomes Parente Marcus Vinícius Parente Rebouças, O ESTADO E O PENSAMENTO JURÍDICO DE THOMAS HOBBES NA OBRA LEVIATÃ: DO ESTADO NATURAL AO SOCIAL E POLÍTICO do mestrando Frank Aguiar Rodrigues e do professor Teófilo Marcelo de Arêa Leão Júnior, O UNIVERSO JURÍDICO E O PRECONCEITO RACIAL POR MEIO DAS LENTES DO CINEMA: AMISTAD de Sergio Leandro Carmo Dobarro e Sílvia Helena Schimidt , por fim o excelente texto da professora Ana Carolina Amaral Pontes sobre VIDROS BLINDADOS E A SÍNDROME DO SILÊNCIO NO ABUSO INFANTIL: UMA ANÁLISE DOS REFLEXOS TRAZIDOS EM O CASTELO DE VIDRO, DE JEANNETTE WALLS. Percebe-se assim, pelos excelentes textos apresentados, é possível se construir as condições de possibilidade para que ocorra uma prática democrática reconhecedora da legitimidade do conflito em sociedade, sendo necessário que pensar para além dos governantes, já que necessitamos de operadores jurídicos e intérpretes partícipes de uma sociedade pluriétnica e plural, questionante e desmistificadora dos eufemismos, de onde emerge o mito de um dever ser uniformizado como virtualidade permanente, incapaz de acolher a fragmentação, a polifonia dos costumes, das crenças e dos desejos que fazem as experiências do mundo multicultural.

Para encerrar esta apresentação, não poderíamos deixar de cumprimentar ao CONPEDI pela manutenção desse espaço avançado de pesquisa acadêmica. Aos autores e pesquisadores que aqui trouxeram os seus trabalhos, pela excelente qualidade dos mesmos, desejando-lhes que continuem aprofundando ainda mais suas pesquisas nessas áreas.

Profa. Dra. Raquel Fabiana Lopes Sparemberger - FURG

Prof. Dr. André Karam Trindade - FG

Nota Técnica: Os artigos que não constam nestes Anais foram selecionados para publicação na Plataforma Index Law Journals, conforme previsto no artigo 7.3 do edital do evento. Equipe Editorial Index Law Journal - publicacao@conpedi.org.br.

ISBN: 978-85-5505-560-7