III Congresso de Direito do Vetor Norte

GÊNERO, SEXUALIDADES E DIREITO

Realizou-se no dia 22 de outubro de 2019 o III Congresso do Vetor Norte, na FAMINAS –BH, momento em que foi possível problematizar discussões relevantes para os estudos de gênero e sexualidade no contexto social brasileiro. O Brasil é o país campeão em mortes de transexuais; líder na prática de feminicídio e violência contra a mulher, além de reproduzir naturalmente nas estruturas sociais o discurso de ódio contra gays, lésbicas, travestis e transexuais.

No GT – GÊNERO, SEXUALIDADE E DIREITO foi possível problematizar discussões referentes aos estudos do binarismo, da ditadura de corpos, do racismo e machismo vivenciado cotidianamente pelas mulheres negras, das inúmeras ofensas de direitos humanos sofridas por travestis e transexuais. Foi pauta central dos debates do referido GT a invisibilidade de mulheres e homens trans, os desafios de ingresso de pessoas trans no mercado de trabalho, a naturalização da homofobia e lesbofobia nas estruturas sociais, além da discriminação da mulher no mercado de trabalho, especialmente no que atine ao direito de ser mãe e ao direito à amamentação.

Por meio de leituras e discussões transdisciplinares, foram construídos debates enriquecedores com o condão de desconstruir dogmas, revisitar ideologias e, acima de tudo, propor abordagens críticas fundadas em premissas epistemológicas.

Fabrício Veiga da Costa

Leandra Chaves Thiago

Maria Angélica Santos

ISBN: 978-65-5648-000-8