DIREITO E SUSTENTABILIDADE I
Desde a quadra final do século XX, a sustentabilidade passa a constituir pano de fundo de debates que repercutem na compreensão da realidade social, econômica e jurídica. Não mais restrita ao aspecto ambiental ou ecológico, atualmente engloba outras dimensões igualmente importantes, como a econômica e a social. Defendida por alguns como elemento estruturante do Estado Constitucional, novo paradigma do Direito, impõe desafios à governança dos atores públicos e privados.
Nesse contexto 13 pesquisas foram apresentadas no Grupo de Trabalho de Direito e Sustentabilidade I realizado durante o XXVII Encontro Nacional do CONPEDI que ocorreu na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia.
Os trabalhos apresentados foram:
1 - A institucionalização do princípio constitucional do desenvolvimento sustentável como limitação a atividade econômica regional.
2 - A teoria da desobediência civil e sua aplicabilidade às questões socioambientais.
3 - A repercussão socioambiental dos resíduos sólidos.
4 - A democratização do luxo e o consumo de sensações: poder simbólico e redes sociais em relação ao desenvolvimento social humano.
5 - Cidades sustentáveis: limites e possibilidades conceituais e regulatórios.
6 - Desenvolvimento sustentável e os municípios: uma análise sob a perspectiva dos objetos do desenvolvimento sustentável e da Lei nº 13.493/17 (PIV - Produto Interno Verde).
7 - Dignidade da pessoa humana no contexto urbano: o Direito a cidade.
8 - Direito Ambiental e a sustentabilidade: novos paradigmas para a sociedade contemporânea.
9 - O caso Raposa Serra do Sol segundo o Direito como integridade.
10 - O meio ambiente como Direito Humano de terceira dimensão e a ética da responsabilidade na metateoria do Direito Fraterno.
11 - Os selos ambientais e a modesta conscientização dos consumidores do município de Barra do Garças-Mato Grosso.
12 - Sustentabilidade e memória epigenética: o controle da qualidade ambiental para preservação das características genéticas das gerações futuras.
13 - Sustentabilidade: a educação e o ensino médio na União Europeia e Brasil, o ensino profissional e “abandono” escolar.
É o que se apresenta, por ora, para a comunidade Científica.
Salvador/BA, 15 de junho de 2018.
Prof. Dr. Julio Cesar de Sá da Rocha - Universidade Federal da Bahia
Prof. Dr. Valter Moura do Carmo - Universidade de Marília
Prof. Dr. Vinicius Figueiredo Chaves - Universidade Estácio de Sá/Universidade Federal do Rio de Janeiro/Universidade Federal Fluminense
Nota Técnica: Os artigos que não constam nestes Anais foram selecionados para publicação na Plataforma Index Law Journals, conforme previsto no artigo 8.1 do edital do evento. Equipe Editorial Index Law Journal - publicacao@conpedi.org.br.
ISBN: 978-85-5505-596-6
Trabalhos publicados neste livro: