XXV CONGRESSO DO CONPEDI - CURITIBA

DIREITO, ARTE E LITERATURA

É com imensa alegria que o GT “Direito, Arte e Literatura” completa 10 anos, acompanhando a recente história, no Brasil, desse movimento mais amplo denominado Law and Humanities. Ao longo da última década, este GT contribuiu, significativamente, para o crescimento dos estudos e pesquisas em Direito e Literatura em todo o país, além de instigar outras aproximações: Direito e Cinema, Direito e Música, Direito e Arte. Trata-se, em suma, de um GT cujo objetivo é repensar o Direito sob outras perspectivas – sempre críticas, inovadoras e criativas –, sendo a interdisciplinaridade uma de suas principais características.

É nesse contexto, portanto, que lançamos esta obra, resultados dos trabalhos apresentados e discutidos no GT “Direito, Arte e Literatura”, realizado durante o XXV Congresso do CONPEDI, no Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA), em Curitiba, de 7 a 10 de dezembro de 2016.

Composta por doze artigos, envolvendo pesquisadores de inúmeras instituições, o livro aborda as mais diversas questões jurídico-político-sociais por meio de narrativas literárias clássicas e regionais, obras de arte, documentários e filmes, marcados pela capacidade de promover uma reflexão crítica da sociedade contemporânea, além de discutir a utilização das artes, de um modo geral, como instrumento didático para a formação dos juristas.

Agradecemos aos autores e participantes do GT pelos artigos apresentados, parabenizando-os pela riqueza do debate que proporcionaram.

Profa. Dra. Grasiele Augusta Ferreira Nascimento - UNISAL

Prof. Dr. André Karam Trindade - FG/BA

ISBN: 978-85-5505-329-0